terça-feira, 19 de outubro de 2010

Analise da obra de Jean Baptiste

Biografia

Jean Baptiste Siméon Chardin foi um pintor francês, nasceu em Paris, novembro de 1699, um dos mais consagrados do século 18, gostava de documentar a vida da burguesia de Paris.

As pinturas de Jean Baptiste se caracterizavam por ter cores e iluminação suaves, tornando as pinturas mais realistas

A pintura

Retrato de August Gabriel Godefroy – 1738

Pelo o que pude analisar a imagem mostra o garoto filho do banqueiro e joalheiro Charles Godefroy, jogando a tampa do tinteiro como se fosse um peão.
O garoto parecia estar estudando, porem não conseguiu ficar atento aos estudos e acabou tendo a criatividade de lançar a tampa como um peão. Percebe que o garoto estava estudando, pois ainda estão na mesa 2 livros e o tinteiro com a pena dentro e mais um papel enrolado, onde ele devia estar escrevendo alguma coisa.
Observei também que a gaveta da mesinha está aberta com algum objeto para fora, porem não consegui entende o que seria esse objeto.
Mesmo sem saber do que e de quem se trata a imagem, a pessoa que está vendo a pintura consegue perceber que a garoto que está sendo retratado, e filho de alguém importante, pois está bem vestido, bem cuidado e com o cabelo arrumado.
A pintura passa sensação de lazer ou de distração, como se fosse um dia comum para se distrair.

O jogo

Uma idéia que eu tive de jogo para essa obra seria um “Endless” game, onde o jogo não tem fim. O objetivo do jogador seria ter que equilibrar o peão em cima de uma tabua por mais tempo possível, e quem fizer o maior tempo ganha. Um jogo simples para passar o que o quadro reflete, descontração e simplicidade.












Retrato de August Gabriel Godefroy - 1738

Por Jean Baptist Siméon Chardin


Mais detalhes da Obra:

Museu de Arte de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário